Próeducaçao

Próeducaçao

segunda-feira, 4 de junho de 2012




Projeto Identidade
Através das figuras, pedirem para os alunos montar uma redação tema sobre rotina da minha família ( o que minha família faz no dia-a-dia - Projeto Identidade).
Dica: colocar as figuras em sequência e criar a redação. Utilize a imaginação e boa redação. 

APRESENTAÇÃO

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

Objetivos Gerais
  • Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
  • Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  • Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  • Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
  • Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

 Conteúdos específicos:
  • Lendas típicas
  • Adivinhas
  • Leitura e escrita
  • Trava-línguas
  • Piadas
  • Lendas da nossa região

 Objetivos Específicos:
  • Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
  • Conhecer e valorizar a própria cultura;
  • Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
  • Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
  • Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
  • Identificar o uso da linguagem formal e informal;
  • Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;
  • Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
 Cronograma das atividades:
  • Período de11/08 a 15/08
  • Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
  • Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
  • Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
  • Montagem de murais.
  • Produções textuais como recontos.
  • Dramatizações de lendas.
  • Trabalhos de arte: quebra cabeça, recorte e colagem e desenhos.