Projeto Identidade
Através das figuras, pedirem para os alunos montar uma redação tema sobre rotina da minha família ( o que minha família faz no dia-a-dia - Projeto Identidade).
Dica: colocar as figuras em sequência e criar a redação. Utilize a imaginação e boa redação.
APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
Objetivos Gerais
- Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
- Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
- Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
- Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
- Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos específicos:
- Lendas típicas
- Adivinhas
- Leitura e escrita
- Trava-línguas
- Piadas
- Lendas da nossa região
Objetivos Específicos:
- Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
- Conhecer e valorizar a própria cultura;
- Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
- Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
- Identificar o uso da linguagem formal e informal;
- Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;
- Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades:
- Período de11/08 a 15/08
- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
- Montagem de murais.
- Produções textuais como recontos.
- Dramatizações de lendas.
- Trabalhos de arte: quebra cabeça, recorte e colagem e desenhos.