Próeducaçao

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quinta-feira, 7 de junho de 2012

Apresentação

Este blog é destinado aos professores do Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ano.

Mensagem

Mensagem - Ser professor é ...

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.

Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador...

Feira de Ciências

Feira de Ciências sobre água

Feira de Ciências sobre água
Objetivos - Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.

Conteúdos - Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.

Anos 3º ao 5º.

Tempo estimado Dois meses.

Material necessário
Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico, giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente.

Flexibilização
Para trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na primeira etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e estimule sua leitura orofacial.
Na segunda etapa, amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e atividades junto ao AEE ou como lição de casa.
Na terceira etapa, estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo.
Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação na Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o grupo.

Desenvolvimento 1ª etapa Informe aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa feira de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com, no máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será investigativo. Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto, fazer a mediação com os visitantes da feira durante o processo de construção de alguns conhecimentos.

2ª etapa Para dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo. Em seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no fogo por alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A água do copo esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma folha de papel em forma de cone e colocando dentro dele um pouco de água. Depois, aproxime-o da chama da vela. As crianças perceberão que, dessa vez, o papel não pega fogo, pois a água é capaz de absorver a maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos em que a capacidade térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos no mar ou em uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa sensação se deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro absorvendo calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente para notar que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando molhamos a barra da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a altura dos joelhos? Para explicar esse fenômeno, chamado capilaridade, proponha experimentos como os seguintes: em um recipiente, coloque um pouco de água e adicione corante ou suco em pó. Depois, peça que os alunos mergulhem a ponta de um giz branco no líquido. Eles verão que a parte colorida "subirá" além do ponto em que o giz foi mergulhado. O mesmo pode ser observado ao mergulhar em um recipiente a ponta de uma toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são capazes de "andar" na superfície da água? Esse é o gancho para abordar outra propriedade importante da água: a tensão superficial. Faça uma investigação sobre o tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar um dia? Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa de 2 litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou quatro colheres de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e disponível para consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a atividade, faça perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo homem e as possíveis consequências do uso inconsciente.

3ª etapa É hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida junto aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar relacionada aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades da água; 2) Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo homem. Garanta que, durante as aulas, os estudantes tenham contato com esses conteúdos. É fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e escrevam sobre os três temas.

4ª etapa
Explique à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns exemplos de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos estudantes que trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando claro que os questionamentos apresentados por você durante as aulas de preparação para a feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que você estará por perto o tempo todo para ajudar. Produto final Feira de Ciências.

Avaliação Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.
                                                                                      Revista Nova Escola

Plano de aula Ciencias 5° Ano

                                                     Plano de aula
Público Alvo:
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental
Série/Ano: 5° ano
de alunos: 24
Perfil da Classe: A turma é composta por 24 alunos incluindo uma aluna especial, com deficiência intelectual. A turma demonstra bastante interesse e dedicação pelos estudos, porém muito agitadas. As dificuldades apresentadas são compatíveis com a faixa etária. Exceto a aluna especial que necessita de um acompanhamento mais dedicado.
Tempo Previsto: Aproximadamente 4 horas no dia 10/04/2012
Tema da aula: Saneamento Básico
Justificativa: Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. É importante salientar que quando tratamos de saneamento estamos falando de Purificador de Água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos Agentes de Saúde. Estabelecidas as definições e a abrangência do termo saneamento, fica clara a importância do saneamento para a saúde do homem, dos animais e da vida do planeta como um todo, pois o saneamento está diretamente relacionado com a saúde e com o meio ambiente. As ações e projetos desenvolvidos na área de saneamento têm respostas imediatas nos índices de saúde pública da população e também nos indicadores de poluição ambiental do planeta. Portanto se faz necessário que as nossas crianças tenham conhecimento sobre tais assuntos, para que tenha a noção que a falta de saneamento em uma comunidade traz uma série de problemas e conseqüências graves. A falta de canalização e de tratamento de esgotos leva a população a conviver com seus próprios excrementos em condições precárias de saúde, o que acarreta diversas doenças, algumas que podem inclusive levar a morte, especialmente crianças e idosos. O saneamento é importante como condição de cidadania para os indivíduos. Os alunos poderão aprender como a água chega até as torneiras de nossas casas, compreendendo assim como os recursos hídricos são gerenciados com vistas ao consumo humano, e qual é a importância disso para nós.
Disciplina vinculada ao tema: Ciências e português
Objetivo:
  • Reconhecimentos acerca do saneamento básico e seu funcionamento
  • Discussões sobre a importância do saneamento básico para a vida do ser humano e o direito que os cidadãos têm a ele
Conteúdo: Tratamento de esgoto e água.
Situação Didática: Tendo a participação de todos os alunos com seus respectivos livros de ciências, faremos a leitura do capitulo e com o auxilio da professora os alunos vão interpretando o texto, analisando as informações e debatendo entre eles as diversas opiniões. Logo em seguida as crianças responderão as questões proposta pelo livro referente ao capitulo que explica sobre o Saneamento Básico, respostas individuais.
Recursos: Livro didático de uso individual fornecido pela escola.
Materiais de uso individual, como: caderno, lápis, borracha, régua e apontador.
Cronograma:
08h: 00 Chegada dos alunos a sala de aula
08h: 15min Pegar o livro e se juntar a roda de leitura
08h: 25min Iniciar a leitura
09h: 00 Iniciar o debate
09h: 30min Responder o questionário do livro no caderno
10h: 00 Pausa para o lanche
10h: 30min Recreio
11h: 00 Retorno das atividades do caderno
11h: 30min Correção do questionário no quadro
12h: 00 Guardar o material e esperar para ir embora.
Avaliação: A avaliação será feita durante todo o processo de ensino aprendizagem, de forma qualitativa no que se refere a participações dos alunos na sala expositiva e prática, cumprimentos das atividades propostas. Podendo assim observar o desenvolvimento e o grau de compreensão do conteúdo ensinado.
Referência Bibliográfica:
Livro: Pessoa, Karina; Favall, ileonel; ELIOSANGELA_A escola é Nossa_ciencias, 5° ano-ensino fundamental-Capitulo 13(Saneamento Básico) Editora scipione, 1°edição. São Paulo-2010.
Site: Importância do Saneamento Básico para Saúde. Acesso em 19/03/2012, disponível em: Http://WWW.culturamix.com/saúde/importância-saneamento.




Plano de aula Matemática 5°Ano

Plano de aula
Grandezas e Medidas
Objetivo:
·        Resolver questões que envolvam a duração de eventos e exijam a transformação de medidas de tempos.
Conteúdo:
Cálculo de duração de eventos.
Tempo Estimado: Oito aulas.
Material necessário:
Lápis, papel e cópias da história usada na 5° etapa.
Desenvolvimento:
1°Etapa: Oriente as crianças a estabelecer relações entre horas e minutos. Quantos minutos têm uma hora?É imprescindível levá-las a compreender que não é possível somar horas a minutos, muito menos subtrair: é preciso fazer conversões.
2°Etapa: Proponha que cada aluno marque em uma folha o horário de dormir e de acordar. Deve ser feito o mesmo com o inicio e o término do café da manha e com os horários em que os estudantes saem de casa e chegam á escola.
3°Etapa: Este é o momento de calcular a duração das atividades rotineiras. Na mesma folha em que anotou os horários, cada estudante deve registrar quanto tempo ele passou dormindo, quanto levou para tomar café da manha e gastou no trajeto de casa á escola.
4°Etapa: Reúna as crianças em duplas para que elas conversem sobre suas resoluções e refaçam os cálculos se houver necessidade.
5° Etapa: Proponha que os estudantes, individualmente, calculem a questão da história abaixo. Observe quais são as estratégias que cada um utiliza.
Em casa, Pedro conversa com seu pai:
-Pedro, se apresse!O jogo vai começar ás 16 horas.
-Eu odeio futebol, pai!
No estádio, o papo continua:
-Pai, quero ir ao banheiro.
-Mas o jogo acabou de começar!
Não dá para esperar até o intervalo?
-E quando vai ser isso?
-Entre o primeiro e o segundo tempo!
O jogo tem dois tempos de 45 minutos.
E um intervalo de 15 minutos.
-Que horas vai acabar?
6° Etapa: Recolha o material e analise as estratégias encontradas pelos estudantes para solucionar o problema. Eleja as dificuldades mais comuns e coloque-as em discussão no quadro. No fim desta etapa, sistematize as informações levantadas pela turma, organizando um cartaz que possa ficar exposto na sala de aula e á disposição das crianças sempre que elas quiserem consultá-los.
Avaliação: Proponha aos estudantes uma série de questões que envolvam o cálculo de tempo. Atente para a importância de variar a incógnita. Exemplo 1: Apresente para a turma um problema em que, depois de informados sobre o horário inicial de uma atividade e quanto tempo ela vai durar, desafie os alunos a responder qual seria o horário em que ela terminaria.
Exemplo 2: Sabendo-se o horário inicial e o final de uma visita da turma a um museu, qual seria a duração do passeio?As crianças precisam colocar em prática os saberes adquiridos e destacados no cartaz. Com aquelas que não chegarem aos resultados corretos, retorne as relações entre horas e minutos.
Referências Bibliográficas:
 Retirado na revista nova escola, consultoria Sandra Martins.( Edição especial).


Plano de aula Matemática 4°/5°Ano

Planos de aula
Resolver problemas de divisão.
Objetivo:
·        Resolver problemas de divisão com diferentes procedimentos numéricos.
Conteúdos:
·        Resolução de problemas.
·        Discussão de procedimentos
·        Organização retangular.
Tempo estimado:
Duas aulas
Desenvolvimento:
1° Etapa: Proponha o seguinte problema para ser resolvido em duplas: uma padaria fabrica 180 tortas por dia e as entrega em 15 filiais, de modo a que todas recebam a mesma quantidade. Quantas tortas cada filial recebe?
As crianças podem resolver esse problema de diversas maneiras. Uma delas é fazer desenhos, representando as 180 tortas e as 15 filiais, unindo-as com setas. A grande quantidade de tortas dificulta esse tipo de procedimento, tornando-o cansativo e pouco seguro. Esse é um ponto que pode ser colocado em discussão, caso muitos alunos ainda não o utilizem. Outra maneira de as crianças resolverem o desafio é utilizar a adição, estimando uma quantidade para cada filial. Elas experimentam uma quantidade hipotética, repetindo-a 15 vezes, e vão ajustando-a conforme o resultado.
2°Etapa: Discuta com os estudantes os procedimentos adotados. É provável que os alunos de 4° e 5° anos utilizem recursos aditivos e multiplicativos para resolver o problema. Se for esse o caso, compare e eleja o mais seguro e econômico.
3°Etapa: Proponha um novo problema para ser resolvido em duplas: Um cinema tem 250 poltronas. Se são 10 fileiras, quantas poltronas há por fileira?Sugira que todos utilizem cálculos numéricos para resolver o problema, já que ele envolve números altos e os desenhos seriam inviáveis. Se julgar necessário, pergunte, por exemplo, se contar de 10 em 10 ajudaria no calculo.
4°Etapa: Peça que alguns alunos expliquem os procedimentos utilizados. Analise as características, as regularidades e as relações com o sistema de numeração das multiplicações por 10.
Avaliação: Faça a tabulação das estratégias usadas pelos alunos,observando os avanços obtidos por eles.Verifique quais passaram a utilizar outros procedimentos diferentes da representação gráfica.Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções posteriores.
Referências Bibliográficas: Revista Nova Escola, Consultoria Priscila Monteiro. Fonte Proposta adaptada do livro Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries Iniciais-Análise e Propostas,de Mabel Panizza e outros.

Plano de aula Ciencias 4°Ano

Plano de aula               

1 – Público-alvo:
1.1 – Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I
1.2 – Série/ano turma: 4º ano  
1.3 – Nº de alunos: 26
2 – Descrição do perfil da classe: Turma agitada, porém dinâmica e interessada, apresenta dificuldades normais para sua faixa etária.
3 – Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5 h/a
4 – Tema da aula: Micro - Organismos
5 – Justificativa:
As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que se associam a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura. Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os microorganismos, permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferecem condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.

6 – Disciplina vinculada ao tema: Ciências
7 – Objetivos pretendidos:
·        Reconhecer a existência dos micro-organismos e de suas formas de vida.
·        Relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.
8 – Conteúdo: Bactérias: Introdução
9 – Situação didática:

1ª etapa da aula
Após todos os alunos se acomodarem em suas mesas, ao iniciar a aula de os conceitos básicos do que é micro-organismos, da onde surgem como se reproduzem e quais são eles. Para os alunos assimilar melhor o assunto dissolva um envelope de gelatina incolor, substituindo metade da água por caldo de carne. Despeje uma pequena quantidade dessa mistura, ainda líquida, em pequenos pratos. Informando que a mistura terá que ser conservada na geladeira para evitar o derretimento e coberta com filme plástico para evitar sua contaminação, explique o experimento à turma: "Preparamos um ambiente (a gelatina) com nutrientes (o caldo de carne) que ajuda o crescimento de bactérias. Agora com a ajuda do livro didático vamos ver em que partes do corpo humano elas existem? E em que condições?".
OBS: É importante que a professora faça esse experimento uma semana antes para mostrar no final da aula o resultado.
2ª etapa da aula
Após a volta do recreio entregue duas placas para cada grupo de quatro alunos. Uma das placas deve permanecer intocada. Na outra, os alunos devem esfregar um cotonete com resíduos retirados de uma das seguintes fontes: dentes sem escovação, dentes recém-escovados, mãos sujas, mãos recém-lavadas com água e sabão ou entre os dedos dos pés. Peça que eles registrem suas previsões sobre o que vai ocorrer com cada uma das placas.
Em seguida tire as amostras da geladeira e traga para a sala. Distribua uma amostra para cada grupo e lupas, oriente os alunos a analisá-las. O que ocorreu? Debata sobre a diferença da quantidade de colônias de bactérias. Aponte que o corpo humano é o lar de milhões delas - algumas como as da flora intestinal são essenciais para a sobrevivência. Informe ainda que lavar as mãos, por exemplo, diminui a quantidade de micro-organismos sobre a pele.

10 – Recursos: Meio litro de caldo de carne, 1 envelope de gelatina incolor, pratinhos de vidro, lupas, placas de vidro cotonetes, cadernos, lápis.
11 – Cronograma:
·        07hs e 30min às 08hs – Chegada e acomodação dos alunos e introdução do assunto;
·        08hs ás 08hs e 30min – Experimento com os alunos;
·        08hs e 30min às 09hs e 30min – Ver em que parte do corpo as bactérias existem;
·        09hs e 30min ás 10hs e 15min – Lanche e recreio;
·        10hs e 15min às 11hs e 15min- Coleta de amostras e registros no caderno.
·        11hs e 15min ás 12hs – Termino da aula com a mostra dos resultados  do experimento e conclusão da aula

·        12 – Avaliação: A aula será avaliada pela observação direta sobre a participação e envolvimento das crianças, além de análise das atividades desenvolvidas.
13 – Referências bibliográficas
·        PINTO, Gerusa Rodrigues/Lima, Regina Célia Villaça - O dia-a-dia do professor-volume 09. Editora Fapi LTDA. Ano 2006
·        Vírus – bactérias – fungos: Introdução – Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/virus-bacterias-fungos-introducao-629383.shtml. Acesso em 11/05/2012.

Planos de aula Ciencias 3°Ano/2° série

Plano de aula / Anos iniciais do Ensino Fundamental
Etapa e modalidade de ensino: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/Ano da turma: 3°ano/ 2°série
N° de alunos: 28
Perfil da Classe: É uma turma participativa nas atividades realizadas.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/a
Tema da aula: Os seres vivos e o ambiente
Justificativa:
 No ambiente, os seres vivos podem encontrar ar, água, luz, calor, abrigo e alimento. Existem ambientes aquáticos e terrestres. O ambiente aquático é todo o espaço com água doce ou salgada, como mares, rios e o lagos. Os ambientes terrestres são extremamente variados e suas condições físicas muito menos estáveis do que nos ambientes aquáticos. Cada um deles é caracterizado por um conjunto de fatores ecológicos, como solo, clima, geomorfologia e também bióticos, que permitiu a colonização por flora e fauna particulares. É importante o aluno saber as variações ambientais, principalmente de temperatura e de umidade, exigiram profundas adaptações tanto das plantas como dos animais para sobreviverem no planeta terra.
Disciplina vinculada ao tema: Ciências
Objetivos pretendidos:

  • Conhecer ambiente e todo o espaço ocupado pelos seres vivos.
  • Saber fazer classificação dos seres vivos em aquático e terrestre.

Conteúdo: Adaptação dos seres vivos no ambiente
Situação didática:
 Após a acomodação dos alunos em sala, fazer uma roda de conversa utilizando imagens de animais e falar sobre a forma de adaptação dos seres vivos no ambiente em que vivem, deixando com que as crianças digam o que sabe sobre o assunto, logo em seguida realizar atividade dividindo os alunos em grupo de 4 pessoas, entregar revista, tesoura, cola e cartolina , pedir para que procurem animais e definam em aquáticos e terrestre.
Ao terminar o horário de lanche e recreio, voltar para sala com os alunos a fim de terminar a atividade, na correção cada grupo apresenta o seu cartaz.
Recursos: Imagem de animais, revista, cola, tesoura e cartolina.
Cronograma: min ás min-Chegada e acomodação dos alunos na roda de conversa
min ás min- Roda de conversa sobre a adaptação dos seres vivos no ambiente em que vivem
min ás min- Inicio da atividade em grupo, procurar e recortar imagens de animais em revistas.
min às min- Lanche
min às min - Recreio
min às min - Finalizar a atividade em grupo, os alunos vão separar animais terrestres e aquáticos e vão colar na cartolina.
min às min – Apresentação dos  cartazes do grupo para turma
min às min – Correção da professora e finalização da aula.

Avaliação: Através da observação e participação dos alunos nas atividades realizadas.
Referências bibliográficas:

CRUZ, José Luiz Carvalho.
Projeto Pitanguá/ Livro; Ciências Volume 2 Ensino Fundamental São Paulo; Editora Moderna LTD, 2002.

Plano de aula de Ciencias 2°Ano

                               Plano de aula

·        Público Alvo: Ensino Fundamental
·        N° de alunos: 28
·        Série: 2° ano Turma A
·        Descrição do perfil da classe: É uma turma participativa, interagem bem uns com os outros. A professora bem dinâmica e espontânea e isso fazem com que os alunos aprendam brincando.
·        Tempo Previsto para término da aula: 5h/a
·        Tema da aula:
-Vamos nos alimentar?
-Alimentação saudável.
·        Justificativa: É importante que os alunos percebam a importância de uma alimentação saudável. E quanto o nosso corpo necessita de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos.
·        Disciplina Vinculada ao tema: Ciências
·        Objetivos:
-Conhecer os benefícios dos alimentos por meio da pirâmide alimentar.
-Conhecer os hábitos saudáveis de alimentação.
-Saber diferenciar os alimentos saudáveis e os que devemos consumir em menos quantidade.
·        Conteúdo: Alimentação saudável.
·        Situação didática
-Perguntar aos alunos o que eles gostam de comer. Refletir sobre a seguinte questão: será que tudo o que comemos são alimentos saudáveis? Pedir para eles que relatem a importância da alimentação adequada.
-Iniciar com a leitura do poema: UM BIFINHO OU UM SALAMINHO?
VOCÊ PREFERE ARROZ, FEIJÃO E UM BIFINHO OU UM SIMPLES PÃO COM SALAMINHO?
VOCÊ PREFERE SABOREAR UM ALGODÃO-DOCE VERMELHO OU UM ESPARADRAPO DE JOELHO?...
VOCÊ PREFERE UMA MESA DE DOCES REDONDA OU UMA MESA DE SALGADOS QUADRADA?...
VOCÊ PREFERE GANHAR UMA DOÇARIA GIGANTESCA OU UMA JOALHERIA PITORESCA?...
Pedir aos alunos que exponham o entendimento do poema e realizam alguns questionamentos que acham necessários, continue sobre a pirâmide alimentar, relatando a importância de uma alimentação saudável.
Retirar figuras de revistas que apresentam alimentos saudáveis e colar em uma folhar a4.
Fazer uma lista coletiva com alunos, de alimentos que eles conhecem. Pode escrever no caderno a lista. A atividade acima serve como instrumento de avaliação.
Apresentar aos alunos a pirâmide alimentar.
Atividade: Atividade xerocopiada
·        Recursos: Lápis, canetinha, revista, cola e tesoura
·        Cronograma:
07h30min- 07h45min- acolhida musical
07h45min- 08h30min- informática
08h30min- 09h30min- Inglês
09h30min- 09h45min- intervalo
09h45min- 10h45min- ciências
10h45min- 11h45min- ciências
11h45min- 12h00min- brincadeira de sala.
·        Avaliação: A avaliação será feita no decorrer da aula, sendo avaliado o desenvolvimento de cada um.
·        Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Jonas; IANNI, André. Um bifinho ou um salaminho? 3. Ed. São Paulo: Ave-Maria, 2004. P 6, 7, 11, 13