Próeducaçao

Próeducaçao

terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Água

                                                  Projeto Água


1) Plano de aula: O uso consciente da água.
2) Ano/série: 5º ano
3) Área do conhecimento: Água: usos, consumo, poluição da água.
4) Objetivos:
·        Divulgar informações, instruir e sensibilizar os alunos sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos, tendo a educação como grande aliada no processo de preservação.
·        Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
5) Recursos: Música: “Planeta água”, cartolina, revistas, também será feito uma visita a uma estação de tratamento de água.
6) Justificativa: Conscientizar os alunos da seriedade e da urgência de tomar medidas para preservar a água potável que está seriamente ameaçada. O gasto indiscriminado sem nenhuma preocupação, a falta de cuidados com as nascentes e outros fatores que contribuem com esse processo. Pequenas atitudes podem fazer a grande diferença.
Atividades e ações do projeto a partir das diferentes áreas/ disciplinas.
7) Desenvolvimento: Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
Será feito uma roda da conversa, pela qual será apresentada a música “Planeta água”. A música será uma reflexão para a elaboração dos cartazes.
A sala será dividida em 5 grupos, cada grupo ficara com um tema, do roteiro de estudo.
- Como contribuir para o uso consciente da água?
- Como preservar e reaproveitar a água?
- “Água fonte de vida”, qual é a importância da água na higienização dos alimentos?
- Benefícios que a água trás para o corpo humano?
- A água é importante apenas para o ser humano? Explique.
Os cartazes serão expostos em um local visível, onde toda a escola poderá fazer a apreciação.         
8) Avaliação: A avaliação poderá ser feita através de uma redação onde as crianças irão relatar tudo  que tiraram de proveito sobre a água.
Também será avaliada a interação entre os alunos e seus respectivos grupos, e a produção dos cartazes, observando o roteiro de estudo.
PROJETO DIDÁTICO PARA TRABALHAR COM AS HISTÓRIAS INFANTIS DESTINADOS ÁS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL OU DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Objetivo compartilhado com os alunos:
Inicialmente os professores fantasiados contaram a historia da Branca de Neve e os Sete Anões para as crianças. Depois os alunos recontaram a historia oralmente por meios de dramatizações utilizando fantasias confeccionadas por elas. Os alunos construíram dos dados com a ajuda da professora para produzir jogos matemáticos.
Justificativa:
          Segundo estudiosos, em Canoas (RS) perceberam que as crianças conversam muito sobre desenhos exibidos na televisão e que tem pouco contato com o mundo da fantasia e da literatura infantil, por isso foi decidido entre os professores lerem historinhas durante as aulas como Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela e Rapunzel entre outras. Durante a leitura dos contos os professores perceberam que a historia que chamou a atenção foi Branca de Neve os Sete Anões, assim o escolheram como tema do projeto.
O que se espera que os alunos aprendam:
  • Resgatar os clássicos da literatura infantil;
  • Estimular a criatividade e a imaginação das crianças;
  • Recontar a historia oralmente por meio de dramatização recuperando a sequência de acontecimentos e a linguagem que se usa para escrever.
  • Produzir dramatizações criando versões para história da Branca de neve;
  • Confeccionar fantasias com sucatas alem de fantoches e dedoches;
  • Criar jogos matemáticos com a ajuda dos professores relacionados os personagens da historia da Branca de Neve e os Sete Anões.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
  • Contar a versão clássica da historia da Branca de Neve e os Sete Anões e incentivar a analise dos alunos da estrutura tradicional por meio de perguntas;
  • Disponibilizar materiais necessários para as confecções das fantasias dos fantoches e dedoches e os dados para os jogos matemáticos;
  • Orientar adequadamente os alunos em relação as etapas das atividades propostas;
  • Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto;
  • Estimular o trabalho em grupo para que os alunos possam ser parceiros e ajudando uns aos outros com os seus saberes individuais.
Etapas previstas:
  1. Ler diversas historinhas e observa os interesses dos alunos;
  2. Compartilhar o interesse dos alunos o objetivo do projeto;
  3. Promover um debate e pedir que escolham a historinha que mais lhe agradaram;
  4. Apresentar a historia Branca de Neve e os Sete Anões por meio de dramatização e observar o interesse dos alunos.
  5. Dividir o grupo em quatro e distribuir materiais para confeccionar os dedoches e fantoches conforme a preferência de cada grupo.
  6. Organizar momentos para que os alunos recontem a historia da Branca de Neve e os Sete Anões.
  7. Com o auxilio da professora os alunos construíram dos dados um normal com pontos de 1 a 6 e o outro sem pontos, com lados de cores diferentes. Serão confeccionadas toquinhas de anões com as mesmas cores dos dados.
  8. As crianças jogaram uma vez cada dado e compraram da mesa a quantidade de tocas correspondentes ao lado numérico na cor indicada pelo dado colorido;
  9. As professoras ainda exploraram o lado da bruxa para trabalhar o medo das crianças;
  10.  Propor conversas e atividades integrando melhor os alunos.