Próeducaçao

Próeducaçao

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mensagem...



      PEQUENAS COISAS...


A felicidade está nas pequenas coisas, nos gestos que julgamos mais simples e banais. São das coisas ditas e feitas no dia-a-dia e que damos pouca importância e valor que um dia sentiremos mais falta, pois nelas estão ocultos os maiores tesouros. Só sentimos falta d'água quando abrimos a torneira e não sai nada; da eletricidade quando ligamos o interruptor e a lâmpada não se acende... É aí que percebemos o quanto isso é importante, já que é tudo tão "automático" que achamos que as coisas sempre e para sempre estarão lá, o que acaba obstruindo a nossa capacidade de perceber o real valor delas.
Quantos finais de semanas inteiros ficamos em casa apenas grudados na TV sem percebermos o tempo passar. Poderíamos ter passeado com o filho, ter conhecido lugares novos, gente diferente, ter jogado conversa fora, visto o pôr ou o nascer do sol e desfrutado da liberdade... Pois é, quantos estão em uma cama de hospital sonhando um dia poderem fazer isso e outros que lamentavelmente não tem essa chance? Nunca paramos para pensar nisso, pois achamos que se não fizermos hoje, tem amanhã, semana ou mês que vem,contudo acabamos agindo novamente como se tivéssemos restrições ou estivéssemos enclausurados em uma gaiola como um passarinho.
Relações afetivas são cortadas por razões fúteis. Grandes amigos se afastam, irmãos não se conversam, filhos que deixam de falar com os pais por besteira...São pessoas que não percebem que um dia isso será "cobrado" de uma forma dolorosa e quando não houver mais nada a ser feito, pois o tempo não voltará, vem o arrependimento, que surge como um nó na garganta, como relâmpagos em dia de tempestade, como espinhos cravados no peito ou como lágrimas que escorrem pela face levando consigo pedaços do nosso coração.
Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje! Tome a iniciativa! Faça as pazes! Peça desculpas! Deixe o orgulho de lado e seja humilde! Procure quem não te procuras e não espere pelo outro! Não guarde mágoas e faça o que gostas e com quem gostas! Diga "eu te amo!", mesmo a quem deduzas que já saiba! Vá onde desejas ir e permita-se sonhar. Faça isso hoje e sempre, já que cada dia é uma chance dada por Deus e que passa como a água por baixo da ponte e que não volta. Não subestime os pequenos gestos, pois eles serão os mais saudosos...
Viva a vida um dia por vez e não espere por fórmulas ou segredos extraordinários para ser feliz, pois a felicidade salta aos nossos olhos e apenas somos induzidos a renegá-la!"
(Autor :Desconhecido).


Mensagem...

(PARÁBOLA INDIANA).

Os cegos e o elefante.
Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e colocou diante do grupo.
Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a calda, outro a tromba e outra uma das pernas.
Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante.
Então, o que tinha apalpado a barriga disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a calda até os pêlos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. “Nada disso” interrompeu o que tinha apalpado a orelha. “Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto”.
O que apalpava a tromba, deu uma risada e interferiu: “Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água”. “Essa não”, replicou o que apalpara as pernas.. “ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações, nem de flexibilidade. É rígido como um poste”.
Os cegos se envolveram com uma discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, o que era certo era o que ele dizia. Evidentemente, cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam.
O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem.
“O elefante é tudo isso que vocês falaram, explicou. Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com a outras para formar esse todo que é o elefante".

Pensa que acabou?

Eu sou um professor.
Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança. Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares. Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas para descobrir novas idéias usando perguntas.

Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do universo sobre a mão estendida de Helen Keller. Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade, a partir do nada no planalto brasileiro.

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão, constituem uma galeria notável para a humanidade: Paulo Freire, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão sempre lembrados nas realizações dos que educaram.
Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos...

No decorrer de um dia, já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador, tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, substituto de pai e mãe...

Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir a minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho a oferecer-lhes. Eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial...

Sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas. Um arquiteto sabe que se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, a criatividade, a fé, o amor, o riso.

E assim tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos meus dias com futuro. Sou um professor... E agradeço a Deus por isso, todos os dias.

(Texto de John Schlatter, adaptado por Guiomar de Mello)

Pensa que acabou?

A história do lápis.
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
Estou escrevendo sobre você; é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
Tudo depende do modo como você olha as coisas.
Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor".
"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você".
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
(Paulo Coelho)