Próeducaçao

Próeducaçao

terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Água

                                                  Projeto Água


1) Plano de aula: O uso consciente da água.
2) Ano/série: 5º ano
3) Área do conhecimento: Água: usos, consumo, poluição da água.
4) Objetivos:
·        Divulgar informações, instruir e sensibilizar os alunos sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos, tendo a educação como grande aliada no processo de preservação.
·        Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
5) Recursos: Música: “Planeta água”, cartolina, revistas, também será feito uma visita a uma estação de tratamento de água.
6) Justificativa: Conscientizar os alunos da seriedade e da urgência de tomar medidas para preservar a água potável que está seriamente ameaçada. O gasto indiscriminado sem nenhuma preocupação, a falta de cuidados com as nascentes e outros fatores que contribuem com esse processo. Pequenas atitudes podem fazer a grande diferença.
Atividades e ações do projeto a partir das diferentes áreas/ disciplinas.
7) Desenvolvimento: Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
Será feito uma roda da conversa, pela qual será apresentada a música “Planeta água”. A música será uma reflexão para a elaboração dos cartazes.
A sala será dividida em 5 grupos, cada grupo ficara com um tema, do roteiro de estudo.
- Como contribuir para o uso consciente da água?
- Como preservar e reaproveitar a água?
- “Água fonte de vida”, qual é a importância da água na higienização dos alimentos?
- Benefícios que a água trás para o corpo humano?
- A água é importante apenas para o ser humano? Explique.
Os cartazes serão expostos em um local visível, onde toda a escola poderá fazer a apreciação.         
8) Avaliação: A avaliação poderá ser feita através de uma redação onde as crianças irão relatar tudo  que tiraram de proveito sobre a água.
Também será avaliada a interação entre os alunos e seus respectivos grupos, e a produção dos cartazes, observando o roteiro de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário