Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aula fora(Externa)

Aula fora
            Aula lá fora é uma série de TV com 15 programas de 30 minutos cada e tem como objetivo a formação continuada de professores da educação infantil, do ensino médio e educação de adultos, com ênfase em aulas-passeio, atividades extraclasse e no estudo de meio.
            Os programas se aprofundam na pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a expressão, a autoria e a comunicação das crianças, observando como isso acontecem nas atividades feitas com a classe fora da sala de aula.

Os programas Aula lá fora foram exibidos pelas TVs:

            Os programas da série Aula lá fora são exibidos pela TV Escola (veja a grade de programação) HTTP http://portal.mec.gov.br/tvescola e os episódios estão disponíveis para download em www.dominiopublico.gov.br
Cada programa documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, na região do ABC, em São Paulo, e seguem uma estrutura básica: primeiro, o educador define e planeja com seus alunos os conteúdos que serão desenvolvidos na aula passeio.
            Depois, cada turma tem uma "Aula lá fora" diferente: a Pinacoteca, a redação de um jornal, o parque, a usina de reciclagem, a gráfica, a feira do bairro, o posto de saúde, enfim, são 15 Aulas lá fora ao longo da série e nelas as crianças usam várias formas de registros, inclusive uma câmera de vídeo e duas câmeras fotográficas disponibilizadas pela produção da série.
            Na volta à escola, os alunos consolidam, num trabalho coletivo, o que viram e aprenderam durante as atividades.
            Dois apresentadores se revezam indicando os pontos pertinentes que devem ser observados durante as aulas documentadas. Consultores em campo observam o trabalho e propõem encaminhamentos para que as atividades práticas avancem no sentido de uma ação mais viva, na qual os alunos relacionam o que vivenciam nas aulas lá fora com suas vidas. E os próprios professores comentam como suas turmas desenvolveram os trabalhos antes, durante e depois da "Aula lá fora".
            A série Aula lá fora fornece recursos para enriquecer as ações planejadas pelos professores, estimula a interdisciplinaridade e tira os alunos do ambiente fechado da sala de aula, mostrando que uma Aula lá fora é um espaço privilegiado para a formação de conhecimentos e para a elaboração de conceitos.





 


As aulas-fora podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas formas, como por exemplo, confecção de um cartaz em conjunto, trabalho explicativo, peça teatral, enfim vai depender do objetivo do professor.

Bom! Aqui vão algumas dicas de aula-fora para serem trabalhadas com crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:

  • Visita ao “DETRAN” para a conscientização de um trânsito mais seguro;
Museu é um lugar muito interessante para o conhecimento de obras;
  • Teatro oferece espetáculos para maior conhecimento em arte;
  • O Jardim Zoológico é um ambiente natural onde os alunos poderão ter contato direto com a natureza e conhecer vários tipos de animais.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário