Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula Ciencias 4°Ano

Plano de aula               

1 – Público-alvo:
1.1 – Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I
1.2 – Série/ano turma: 4º ano  
1.3 – Nº de alunos: 26
2 – Descrição do perfil da classe: Turma agitada, porém dinâmica e interessada, apresenta dificuldades normais para sua faixa etária.
3 – Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5 h/a
4 – Tema da aula: Micro - Organismos
5 – Justificativa:
As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que se associam a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura. Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os microorganismos, permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferecem condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.

6 – Disciplina vinculada ao tema: Ciências
7 – Objetivos pretendidos:
·        Reconhecer a existência dos micro-organismos e de suas formas de vida.
·        Relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.
8 – Conteúdo: Bactérias: Introdução
9 – Situação didática:

1ª etapa da aula
Após todos os alunos se acomodarem em suas mesas, ao iniciar a aula de os conceitos básicos do que é micro-organismos, da onde surgem como se reproduzem e quais são eles. Para os alunos assimilar melhor o assunto dissolva um envelope de gelatina incolor, substituindo metade da água por caldo de carne. Despeje uma pequena quantidade dessa mistura, ainda líquida, em pequenos pratos. Informando que a mistura terá que ser conservada na geladeira para evitar o derretimento e coberta com filme plástico para evitar sua contaminação, explique o experimento à turma: "Preparamos um ambiente (a gelatina) com nutrientes (o caldo de carne) que ajuda o crescimento de bactérias. Agora com a ajuda do livro didático vamos ver em que partes do corpo humano elas existem? E em que condições?".
OBS: É importante que a professora faça esse experimento uma semana antes para mostrar no final da aula o resultado.
2ª etapa da aula
Após a volta do recreio entregue duas placas para cada grupo de quatro alunos. Uma das placas deve permanecer intocada. Na outra, os alunos devem esfregar um cotonete com resíduos retirados de uma das seguintes fontes: dentes sem escovação, dentes recém-escovados, mãos sujas, mãos recém-lavadas com água e sabão ou entre os dedos dos pés. Peça que eles registrem suas previsões sobre o que vai ocorrer com cada uma das placas.
Em seguida tire as amostras da geladeira e traga para a sala. Distribua uma amostra para cada grupo e lupas, oriente os alunos a analisá-las. O que ocorreu? Debata sobre a diferença da quantidade de colônias de bactérias. Aponte que o corpo humano é o lar de milhões delas - algumas como as da flora intestinal são essenciais para a sobrevivência. Informe ainda que lavar as mãos, por exemplo, diminui a quantidade de micro-organismos sobre a pele.

10 – Recursos: Meio litro de caldo de carne, 1 envelope de gelatina incolor, pratinhos de vidro, lupas, placas de vidro cotonetes, cadernos, lápis.
11 – Cronograma:
·        07hs e 30min às 08hs – Chegada e acomodação dos alunos e introdução do assunto;
·        08hs ás 08hs e 30min – Experimento com os alunos;
·        08hs e 30min às 09hs e 30min – Ver em que parte do corpo as bactérias existem;
·        09hs e 30min ás 10hs e 15min – Lanche e recreio;
·        10hs e 15min às 11hs e 15min- Coleta de amostras e registros no caderno.
·        11hs e 15min ás 12hs – Termino da aula com a mostra dos resultados  do experimento e conclusão da aula

·        12 – Avaliação: A aula será avaliada pela observação direta sobre a participação e envolvimento das crianças, além de análise das atividades desenvolvidas.
13 – Referências bibliográficas
·        PINTO, Gerusa Rodrigues/Lima, Regina Célia Villaça - O dia-a-dia do professor-volume 09. Editora Fapi LTDA. Ano 2006
·        Vírus – bactérias – fungos: Introdução – Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/virus-bacterias-fungos-introducao-629383.shtml. Acesso em 11/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário