Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula Ciencias 1° ano

                                            Plano de aula
Público Alvo:Crianças 6 anos
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I
Série/Ano: 1° ano
de alunos: 25
Perfil da classe: A turma é composta por 15 meninas e 10 meninos. É uma turma participativa, interagem bem uns com os outros, são bastante curiosos e demonstram um grande interesse para aprendizagem do conteúdo.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5h/A
Tema da aula: Os animais
Justificativa: Mostrar as diferenças entre as espécies e tipos de animais, assim como a importância que eles possuem na natureza. Levar ao conhecimento do aluno que um animal precisa de uma vida saudável e cuidados especiais, para darem continuação à espécie, o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.
Disciplina vinculada ao tema: Ciências
Objetivo:
·        Aprender sobre as diferenças entre os animais
·        Conhecer os diferentes tipos de animais
·        Identificar como vivem os animais
Situação Didática: A aula se inicia com uma rodinha de conversa informal, perguntando para as crianças quais são os animais que elas conhecem, e se alguém tem animais em casa.
Contar histórias que abordem o tema, sobre diversos animais.
Dividir a turma em quatro grupos e distribuir jornais, revistas, cartolinas. Os alunos terão que identificar vários tipos de animais e recortá-los, cada grupo confeccionará um cartaz, no final da aula o grupo terá que apresentar para a turma e descrever os animais. Os cartazes ficarão expostos na sala de aula.
Recursos: Cartolinas, jornais, revistas, cola e tesoura.
Cronograma: 07h30min ás 07h40min As crianças se organizam em filas e seguem para a sala.
07h50min ás 08h40min Roda de conversa informal e hora da historinha.
08h40 ás 09h20min Explicações sobre o tema da aula (os animais).
09h20min ás 09h50min Realização da confecção do mural.
09h50min às 10h20min Lanche
10h20min às 10h40min Recreio
10h40 as 11h20 Apresentação dos cartazes para a turma
11h20 as 11h40 Fixar os cartazes no mural para exposição
11h40 as 12h00min Terminar a aula utilizando músicas relacionadas ao tema.
Avaliação: A avaliação será feita no decorrer da aula, de acordo com o desempenho e interesse de cada aluno, e será observado também a interação com os demais colegas do grupo.
Referências Bibliográficas: Noronha, Maria Eduarda, Soares, Maria Luíza. Construindo e Aprendendo-Manual do Educador. Ed. Construir/São Paulo, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário