Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012


1. Resumidamente, quais são as suas atribuições?
  • Planejamento coletivo com os professores;
  • Sugerir atividades e projetos;
  • Auxiliar no planejamento e execução das reuniões coletivas destinadas a formação de professores;
  • Organizar atividades extraclasses relacionadas às datas comemorativas;
  • Planejar coletivamente as aulas para reagrupamento e Projetos Interventivos;
  • Apoiar o professor em suas necessidades, quando solicitado.

2. Como se organiza o trabalho didático da escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?
O planejamento acontece quinzenalmente e após planejar na semana pesquisamos e providenciamos o material para concretizar o planejamento.
Os conteúdos seguiram o currículo (versão experimental) oferecido pela Secretaria da Educação.
Os procedimentos são sugeridos e os professores os escolhem.
A organização do Projeto   foi definido em reunião coletiva no inicio do ano e no decorrer do tempo vamos fazendo os ajustes,  pois o projeto e seus procedimentos são flexíveis.

3. Em que espaços e com qual freqüência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
Nas dependências da escola (sala dos professores e sala 08), ás vezes temos formações em outras escolas (auditório). Semanalmente temos reuniões coletivas, destinada à formação.
Os assuntos dependem das necessidades do grupo de professores, o que é predominante é avaliação, psicogêse da leitura e escrita, jogo pedagógicos, estratégia do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização), letramento matemático, alfabetização, entre outros.
4. Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar é pratica utilizado em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com sua experiência, porque ocorre essa dificuldade?
Acredito que alguns professores sentem dificuldade de aplicar as teorias pedagógicas utilizadas nos projetos, devido não conhecer a teoria ou apenas se preocupar com a prática pedagógica e não na fundamentação teórica.
Acredito que existem professores que se preocupam em associar a teórica com a prática em que enriquece o trabalho.
Essa dificuldade de relacionar a teórica a pratica, na opinião da coordenadora, se da por falta de formação ou por questões pessoais do professor que, não quer ou não gosta, de trabalhar na linha proposta.

OBS: Entrevista feita com a coordenadora pedagógica (Edilene) da Escola Classe 17 de Taguatinga em 09 de Maio de 2012.

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