Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula Matemática 5°Ano

Plano de aula
Grandezas e Medidas
Objetivo:
·        Resolver questões que envolvam a duração de eventos e exijam a transformação de medidas de tempos.
Conteúdo:
Cálculo de duração de eventos.
Tempo Estimado: Oito aulas.
Material necessário:
Lápis, papel e cópias da história usada na 5° etapa.
Desenvolvimento:
1°Etapa: Oriente as crianças a estabelecer relações entre horas e minutos. Quantos minutos têm uma hora?É imprescindível levá-las a compreender que não é possível somar horas a minutos, muito menos subtrair: é preciso fazer conversões.
2°Etapa: Proponha que cada aluno marque em uma folha o horário de dormir e de acordar. Deve ser feito o mesmo com o inicio e o término do café da manha e com os horários em que os estudantes saem de casa e chegam á escola.
3°Etapa: Este é o momento de calcular a duração das atividades rotineiras. Na mesma folha em que anotou os horários, cada estudante deve registrar quanto tempo ele passou dormindo, quanto levou para tomar café da manha e gastou no trajeto de casa á escola.
4°Etapa: Reúna as crianças em duplas para que elas conversem sobre suas resoluções e refaçam os cálculos se houver necessidade.
5° Etapa: Proponha que os estudantes, individualmente, calculem a questão da história abaixo. Observe quais são as estratégias que cada um utiliza.
Em casa, Pedro conversa com seu pai:
-Pedro, se apresse!O jogo vai começar ás 16 horas.
-Eu odeio futebol, pai!
No estádio, o papo continua:
-Pai, quero ir ao banheiro.
-Mas o jogo acabou de começar!
Não dá para esperar até o intervalo?
-E quando vai ser isso?
-Entre o primeiro e o segundo tempo!
O jogo tem dois tempos de 45 minutos.
E um intervalo de 15 minutos.
-Que horas vai acabar?
6° Etapa: Recolha o material e analise as estratégias encontradas pelos estudantes para solucionar o problema. Eleja as dificuldades mais comuns e coloque-as em discussão no quadro. No fim desta etapa, sistematize as informações levantadas pela turma, organizando um cartaz que possa ficar exposto na sala de aula e á disposição das crianças sempre que elas quiserem consultá-los.
Avaliação: Proponha aos estudantes uma série de questões que envolvam o cálculo de tempo. Atente para a importância de variar a incógnita. Exemplo 1: Apresente para a turma um problema em que, depois de informados sobre o horário inicial de uma atividade e quanto tempo ela vai durar, desafie os alunos a responder qual seria o horário em que ela terminaria.
Exemplo 2: Sabendo-se o horário inicial e o final de uma visita da turma a um museu, qual seria a duração do passeio?As crianças precisam colocar em prática os saberes adquiridos e destacados no cartaz. Com aquelas que não chegarem aos resultados corretos, retorne as relações entre horas e minutos.
Referências Bibliográficas:
 Retirado na revista nova escola, consultoria Sandra Martins.( Edição especial).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário