Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula Ciencias 5° Ano

                                                     Plano de aula
Público Alvo:
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental
Série/Ano: 5° ano
de alunos: 24
Perfil da Classe: A turma é composta por 24 alunos incluindo uma aluna especial, com deficiência intelectual. A turma demonstra bastante interesse e dedicação pelos estudos, porém muito agitadas. As dificuldades apresentadas são compatíveis com a faixa etária. Exceto a aluna especial que necessita de um acompanhamento mais dedicado.
Tempo Previsto: Aproximadamente 4 horas no dia 10/04/2012
Tema da aula: Saneamento Básico
Justificativa: Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. É importante salientar que quando tratamos de saneamento estamos falando de Purificador de Água, coleta e tratamento dos esgotos, coleta e disposição do lixo, drenagem urbana e o controle dos vetores pelos Agentes de Saúde. Estabelecidas as definições e a abrangência do termo saneamento, fica clara a importância do saneamento para a saúde do homem, dos animais e da vida do planeta como um todo, pois o saneamento está diretamente relacionado com a saúde e com o meio ambiente. As ações e projetos desenvolvidos na área de saneamento têm respostas imediatas nos índices de saúde pública da população e também nos indicadores de poluição ambiental do planeta. Portanto se faz necessário que as nossas crianças tenham conhecimento sobre tais assuntos, para que tenha a noção que a falta de saneamento em uma comunidade traz uma série de problemas e conseqüências graves. A falta de canalização e de tratamento de esgotos leva a população a conviver com seus próprios excrementos em condições precárias de saúde, o que acarreta diversas doenças, algumas que podem inclusive levar a morte, especialmente crianças e idosos. O saneamento é importante como condição de cidadania para os indivíduos. Os alunos poderão aprender como a água chega até as torneiras de nossas casas, compreendendo assim como os recursos hídricos são gerenciados com vistas ao consumo humano, e qual é a importância disso para nós.
Disciplina vinculada ao tema: Ciências e português
Objetivo:
  • Reconhecimentos acerca do saneamento básico e seu funcionamento
  • Discussões sobre a importância do saneamento básico para a vida do ser humano e o direito que os cidadãos têm a ele
Conteúdo: Tratamento de esgoto e água.
Situação Didática: Tendo a participação de todos os alunos com seus respectivos livros de ciências, faremos a leitura do capitulo e com o auxilio da professora os alunos vão interpretando o texto, analisando as informações e debatendo entre eles as diversas opiniões. Logo em seguida as crianças responderão as questões proposta pelo livro referente ao capitulo que explica sobre o Saneamento Básico, respostas individuais.
Recursos: Livro didático de uso individual fornecido pela escola.
Materiais de uso individual, como: caderno, lápis, borracha, régua e apontador.
Cronograma:
08h: 00 Chegada dos alunos a sala de aula
08h: 15min Pegar o livro e se juntar a roda de leitura
08h: 25min Iniciar a leitura
09h: 00 Iniciar o debate
09h: 30min Responder o questionário do livro no caderno
10h: 00 Pausa para o lanche
10h: 30min Recreio
11h: 00 Retorno das atividades do caderno
11h: 30min Correção do questionário no quadro
12h: 00 Guardar o material e esperar para ir embora.
Avaliação: A avaliação será feita durante todo o processo de ensino aprendizagem, de forma qualitativa no que se refere a participações dos alunos na sala expositiva e prática, cumprimentos das atividades propostas. Podendo assim observar o desenvolvimento e o grau de compreensão do conteúdo ensinado.
Referência Bibliográfica:
Livro: Pessoa, Karina; Favall, ileonel; ELIOSANGELA_A escola é Nossa_ciencias, 5° ano-ensino fundamental-Capitulo 13(Saneamento Básico) Editora scipione, 1°edição. São Paulo-2010.
Site: Importância do Saneamento Básico para Saúde. Acesso em 19/03/2012, disponível em: Http://WWW.culturamix.com/saúde/importância-saneamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário