Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula de Ciencias 2°Ano

                               Plano de aula

·        Público Alvo: Ensino Fundamental
·        N° de alunos: 28
·        Série: 2° ano Turma A
·        Descrição do perfil da classe: É uma turma participativa, interagem bem uns com os outros. A professora bem dinâmica e espontânea e isso fazem com que os alunos aprendam brincando.
·        Tempo Previsto para término da aula: 5h/a
·        Tema da aula:
-Vamos nos alimentar?
-Alimentação saudável.
·        Justificativa: É importante que os alunos percebam a importância de uma alimentação saudável. E quanto o nosso corpo necessita de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos.
·        Disciplina Vinculada ao tema: Ciências
·        Objetivos:
-Conhecer os benefícios dos alimentos por meio da pirâmide alimentar.
-Conhecer os hábitos saudáveis de alimentação.
-Saber diferenciar os alimentos saudáveis e os que devemos consumir em menos quantidade.
·        Conteúdo: Alimentação saudável.
·        Situação didática
-Perguntar aos alunos o que eles gostam de comer. Refletir sobre a seguinte questão: será que tudo o que comemos são alimentos saudáveis? Pedir para eles que relatem a importância da alimentação adequada.
-Iniciar com a leitura do poema: UM BIFINHO OU UM SALAMINHO?
VOCÊ PREFERE ARROZ, FEIJÃO E UM BIFINHO OU UM SIMPLES PÃO COM SALAMINHO?
VOCÊ PREFERE SABOREAR UM ALGODÃO-DOCE VERMELHO OU UM ESPARADRAPO DE JOELHO?...
VOCÊ PREFERE UMA MESA DE DOCES REDONDA OU UMA MESA DE SALGADOS QUADRADA?...
VOCÊ PREFERE GANHAR UMA DOÇARIA GIGANTESCA OU UMA JOALHERIA PITORESCA?...
Pedir aos alunos que exponham o entendimento do poema e realizam alguns questionamentos que acham necessários, continue sobre a pirâmide alimentar, relatando a importância de uma alimentação saudável.
Retirar figuras de revistas que apresentam alimentos saudáveis e colar em uma folhar a4.
Fazer uma lista coletiva com alunos, de alimentos que eles conhecem. Pode escrever no caderno a lista. A atividade acima serve como instrumento de avaliação.
Apresentar aos alunos a pirâmide alimentar.
Atividade: Atividade xerocopiada
·        Recursos: Lápis, canetinha, revista, cola e tesoura
·        Cronograma:
07h30min- 07h45min- acolhida musical
07h45min- 08h30min- informática
08h30min- 09h30min- Inglês
09h30min- 09h45min- intervalo
09h45min- 10h45min- ciências
10h45min- 11h45min- ciências
11h45min- 12h00min- brincadeira de sala.
·        Avaliação: A avaliação será feita no decorrer da aula, sendo avaliado o desenvolvimento de cada um.
·        Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Jonas; IANNI, André. Um bifinho ou um salaminho? 3. Ed. São Paulo: Ave-Maria, 2004. P 6, 7, 11, 13


 

Um comentário: