Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plano de aula Matemática 4°/5°Ano

Planos de aula
Resolver problemas de divisão.
Objetivo:
·        Resolver problemas de divisão com diferentes procedimentos numéricos.
Conteúdos:
·        Resolução de problemas.
·        Discussão de procedimentos
·        Organização retangular.
Tempo estimado:
Duas aulas
Desenvolvimento:
1° Etapa: Proponha o seguinte problema para ser resolvido em duplas: uma padaria fabrica 180 tortas por dia e as entrega em 15 filiais, de modo a que todas recebam a mesma quantidade. Quantas tortas cada filial recebe?
As crianças podem resolver esse problema de diversas maneiras. Uma delas é fazer desenhos, representando as 180 tortas e as 15 filiais, unindo-as com setas. A grande quantidade de tortas dificulta esse tipo de procedimento, tornando-o cansativo e pouco seguro. Esse é um ponto que pode ser colocado em discussão, caso muitos alunos ainda não o utilizem. Outra maneira de as crianças resolverem o desafio é utilizar a adição, estimando uma quantidade para cada filial. Elas experimentam uma quantidade hipotética, repetindo-a 15 vezes, e vão ajustando-a conforme o resultado.
2°Etapa: Discuta com os estudantes os procedimentos adotados. É provável que os alunos de 4° e 5° anos utilizem recursos aditivos e multiplicativos para resolver o problema. Se for esse o caso, compare e eleja o mais seguro e econômico.
3°Etapa: Proponha um novo problema para ser resolvido em duplas: Um cinema tem 250 poltronas. Se são 10 fileiras, quantas poltronas há por fileira?Sugira que todos utilizem cálculos numéricos para resolver o problema, já que ele envolve números altos e os desenhos seriam inviáveis. Se julgar necessário, pergunte, por exemplo, se contar de 10 em 10 ajudaria no calculo.
4°Etapa: Peça que alguns alunos expliquem os procedimentos utilizados. Analise as características, as regularidades e as relações com o sistema de numeração das multiplicações por 10.
Avaliação: Faça a tabulação das estratégias usadas pelos alunos,observando os avanços obtidos por eles.Verifique quais passaram a utilizar outros procedimentos diferentes da representação gráfica.Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções posteriores.
Referências Bibliográficas: Revista Nova Escola, Consultoria Priscila Monteiro. Fonte Proposta adaptada do livro Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries Iniciais-Análise e Propostas,de Mabel Panizza e outros.

Um comentário: