Próeducaçao

Próeducaçao

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Planos de aula Ciencias 3°Ano/2° série

Plano de aula / Anos iniciais do Ensino Fundamental
Etapa e modalidade de ensino: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/Ano da turma: 3°ano/ 2°série
N° de alunos: 28
Perfil da Classe: É uma turma participativa nas atividades realizadas.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/a
Tema da aula: Os seres vivos e o ambiente
Justificativa:
 No ambiente, os seres vivos podem encontrar ar, água, luz, calor, abrigo e alimento. Existem ambientes aquáticos e terrestres. O ambiente aquático é todo o espaço com água doce ou salgada, como mares, rios e o lagos. Os ambientes terrestres são extremamente variados e suas condições físicas muito menos estáveis do que nos ambientes aquáticos. Cada um deles é caracterizado por um conjunto de fatores ecológicos, como solo, clima, geomorfologia e também bióticos, que permitiu a colonização por flora e fauna particulares. É importante o aluno saber as variações ambientais, principalmente de temperatura e de umidade, exigiram profundas adaptações tanto das plantas como dos animais para sobreviverem no planeta terra.
Disciplina vinculada ao tema: Ciências
Objetivos pretendidos:

  • Conhecer ambiente e todo o espaço ocupado pelos seres vivos.
  • Saber fazer classificação dos seres vivos em aquático e terrestre.

Conteúdo: Adaptação dos seres vivos no ambiente
Situação didática:
 Após a acomodação dos alunos em sala, fazer uma roda de conversa utilizando imagens de animais e falar sobre a forma de adaptação dos seres vivos no ambiente em que vivem, deixando com que as crianças digam o que sabe sobre o assunto, logo em seguida realizar atividade dividindo os alunos em grupo de 4 pessoas, entregar revista, tesoura, cola e cartolina , pedir para que procurem animais e definam em aquáticos e terrestre.
Ao terminar o horário de lanche e recreio, voltar para sala com os alunos a fim de terminar a atividade, na correção cada grupo apresenta o seu cartaz.
Recursos: Imagem de animais, revista, cola, tesoura e cartolina.
Cronograma: min ás min-Chegada e acomodação dos alunos na roda de conversa
min ás min- Roda de conversa sobre a adaptação dos seres vivos no ambiente em que vivem
min ás min- Inicio da atividade em grupo, procurar e recortar imagens de animais em revistas.
min às min- Lanche
min às min - Recreio
min às min - Finalizar a atividade em grupo, os alunos vão separar animais terrestres e aquáticos e vão colar na cartolina.
min às min – Apresentação dos  cartazes do grupo para turma
min às min – Correção da professora e finalização da aula.

Avaliação: Através da observação e participação dos alunos nas atividades realizadas.
Referências bibliográficas:

CRUZ, José Luiz Carvalho.
Projeto Pitanguá/ Livro; Ciências Volume 2 Ensino Fundamental São Paulo; Editora Moderna LTD, 2002.

4 comentários: